Como contribuir com a Wikipédia

tecnologia wikipedia

A Wikipédia é um site criado em 2001 por Jimmy Wales e Larry Sanger que segue o modelo de wiki, uma plataforma destinada a agregar conteúdo onde qualquer usuário pode editar e contribuir. Surgiu como uma ideia ambiciosa de difundir o conhecimento e torna-lo acessível. Eu particularmente acho a Wikipédia uma das melhores coisas que a internet pôde nos proporcionar.

Hoje já são mais de 1 milhão de artigos disponíveis em português. Contudo, ainda estamos muito atrás da versão em inglês que possui 5 vezes mais que isso. Importante salientar que a Wikipédia em português inclui todos os países lusófonos como Portugal, Angola, Moçambique, o próprio Brasil, etc.

imagem com total de artigos por língua na wikipedia

Neste artigo vou listar algumas características e funções da Wikipédia (muitas delas você nem deve imaginar que existe) e, em seguida, vou explicar brevemente como você pode se tornar um contribuidor.

A Wikipédia não é perfeita!

Acho que antes de tudo é preciso deixar isso bem claro. Muitas pessoas criticam a Wikipédia quando na verdade estão atribuindo uma função que a ela não pertence. Ela não é uma plataforma de criação de conteúdo, muito menos de publicação. A Wikipédia funciona como uma agregadora de informações, ou seja, uma enciclopédia! E como tudo é editado por voluntários, muitos artigos podem ser extremamente bem escritos e embasados enquanto que outros são péssimos. Isso corrobora o que eu já disse acima. A Wikipédia não é uma fonte de conteúdo, é uma agregadora.

Então, pelo amor de Deus! Se você estiver fazendo um trabalho escolar ou acadêmico, não cite a Wikipédia como uma fonte! o que você pode fazer é citar as mesmas fonte que a Wikipédia usa, claro que depois de conferí-las. A própria Wikipédia mantêm uma página deixando bem claro que não garante a validade dos artigos e você pode acessa-lá aqui.

Sabendo dessa particularidade os usuários da wikipedia mantêm uma lista de “artigos destacados”. Essa lista contêm os artigos mais bem avaliados da plataforma. São artigos muito bem embasados e ricos de informação. Atualmente a lista possui 1.116 artigos e você pode acessá-la aqui.

Política dentro da Wikipédia

Quando eu descobri que existiam votações e até cargos na Wikipédia, foi uma revelação muito louca. Na época, eu, um jovem idealista, achava que tinha encontrado o exemplo perfeito de anarquismo acontecendo e dando certo. Uma rede de voluntários, sem fins lucrativos, sem uma organização central dizendo as regras, tomando decisões pelo bem comum.

O centro das discussões “políticas” é a chamada Esplanada, uma espécie de ágora pública da Wikipédia. Uma praça para se discutir sobre diversos assuntos referentes à plataforma. Eu entendo a esplanada como a “casa legislativa” da Wikipédia. Mas ela é muito mais do que isso. A Esplanada pode ser acessada aqui.

Mas antes que comessem a dizer que a Wikipédia é partidária ou ideológica ou seja lá o que for, entendam que estou usando o sentido aristotélico da palavra política. Ela possui um ambiente político uma vez que possui uma organização em que regras são discutidas e votadas por seus integrantes.

Administradores

Existem vários cargos que podem ser ocupados dentro da Wikipédia. Dentre eles vou destacar o cargo de administrador. Administradores são usuários que possuem recursos extras para manter o conteúdo da wiki. Eles podem bloquear edições em artigos, bloquear e desbloquear usuários, eliminar e restaurar páginas, etc. Eles são realmente responsáveis por administrar tudo.

Como qualquer cargo importante, não é qualquer um que pode ser um administrador. Existem dois pré requisitos e, além disso, o candidato ainda deve solicitar o cargo e passar por uma espécie de “sufrágio”. Isso mesmo, existem eleições dentro da wikipedia, veja que loucura. O candidato passa por um período de 7 dias de votação e só assume o cargo se obtiver ao menos 75% dos votos a favor. Se forem obtidos apenas 50% dos votos a votação é prorrogada. Mais informações podem ser acessadas na página política dos administradores.

Atualmente existem 81 administradores na Wikipédia lusófona e a lista deles pode ser acessada aqui.

Votações

E como qualquer bom meio político existem muitas votações na plataforma. Apesar e a Wikipédia sempre prezar pelo consenso dos usuários as opiniões podem divergir e aí entram as votações.

Várias coisas pode ser votadas. Se determinada página deve ser excluída, se um artigo deve ir para o destaque, os cargos, e muito mais. Para mais informação sobre as votações você pode acessar aqui.

Para adquirir o direito de votar é necessário cumprir alguns requisitos. São eles: ser um usuário registrado, ter uma contribuição válida a mais de 90 dias e ter mais de 300 edições de artigos. Para mais informações sobre o direito ao voto, acesse aqui.

O histórico

Talvez muita gente não saiba mas a Wikipédia registra todas alterações feitas em suas páginas. Elas ficam disponíveis para visualização na aba ver histórico que costuma ficar logo após o botão de editar. Lá é possível rastrear se usuários fizeram alterações indevidas ou se contribuíram genuinamente com o conteúdo.

Então, se vandalizar ficará tudo salvo lá.

Como contribuir

Primeiro é interessante criar uma conta. Assim todas suas alterações ficam registradas e podem ser vistas por outras usuários. Mas também é possível editar artigos sem nenhum registro.

Aqui está um pequeno guia de boas vindas a colabores. Neste guia você encontra mais informações sobre como se tornar um editor da plataforma. Por ora vou falar brevemente algumas das formas que você pode contribuir para a rede.

Narrando artigos

Isso mesmo! Você pode emprestar sua bela voz a um artigo da wiki. Esse é um recurso fundamental para deficientes visuais e também bem interessante para quem está com preguiça de ler. Este artigo sobre o Apartheid é um exemplo de artigo narrado. Se interessou? [veja aqui como narrar um artigo].

Traduzindo artigos

Se você domina outra língua além do português então pode contribuir também dessa forma. Uma boa ideia é escolher um artigo destacado (os mais bem escritos) de outras línguas que não possuem a versão completa na Wikipédia lusófona. Um bom artigo aliado a uma boa tradução com certeza irá produzir um bom resultado.

Pequenas edições

Você não precisa gastar dias escrevendo um artigo super completo para a Wikipédia. Você pode simplesmente ir fazendo pequenas contribuições, como editar parágrafos ou corrigir frases e edicionar novas fontes. Cada pequena ateração feita por um usuário diferente já vai somando na construção da Wikipédia.

Discutir sobre os artigos

Cada artigo também possui uma página de discussão. Nelas os usuários podem discutir seu conteúdo. Se quiser sugerir algo ou questionar alguma alteração, esse é o lugar.

Fiscal de qualidade e antivandalismo

Você também pode dedicar parte do seu tempo lendo os últimos artigos editados da wikipedia e conferindo sua qualidade. Assim você pode recusar más edições e também evitar vandalismos nas páginas. Você só precisa acompanhar as atualizações da página de mudanças recentes que se atualiza a cada nova alteação.

Detalhes para seguir quando for contribuir

Quando escrever ou criar um novo artigo, é muito importante se atentar na linguagem usada. É preciso sempre ter em mente que a wikipedia é uma enciclopedia e requer concordância na escrita. Também é preciso procurar ser o mais parcial possível.

Claro que poderíamos entrar numa acalorada discussão sobre o que é parcialidade e até chegar à conclusão de que ela não existe. Mas como tantas pessoas diferentes editam a Wikipédia, e como cada artigo já passou por diversas mãos, é realmente muito improvável que o conteúdo siga ideologias particulares. Precisamos escrever sempre focando na imparcialidade, pelo menos tentando ao máximo.

Programa de tutoria

Se você estiver realmente interessado em fazer parte da wikipedia, pode contar com a ajuda de um tutor, um usuário mais experiente que vai lhe guiar pela wikipedia. A pagina de tutoria pode ser acessada aqui.

Como eu uso a Wikipédia

Quando quero estudar um assunto novo a primeira coisa que faço é ler a sua página na Wikipédia. É lá que eu obtenho a primeira impressão do tema. Mas preste atenção que eu não paro por aí. Em seguida vou dar uma olhada nas fontes usadas pela Wikipédia, para checar se as informações realmente existem e se as fontes possuem alguma credibilidade.

Após isso, eu já tenho uma boa base para começar a procurar mais conteúdo pela internet, como livros, vídeos e artigos acadêmicos.

Em seguida, após ter estudado mais sobre o assunto, se eu perceber que na wikipedia faltavam informações ou que lá tinha coisa errada, eu simplesmente vou lá e corrijo.

Contribuir para a Wikipédia é uma forma de ensinar e aprender ao mesmo tempo.