Como desativar as headerbars e usar titlebars nos apps do Gnome

linux

A partir do Gnome 3, o Gnome começou a usar a tecnologia de client side decorations (CSD), ou headerbars. Nessa funcionalidade é o próprio app quem gera a decoração de janela, o que inclui os botões de fechar, maximizar e minimizar. Essa nova interface substitui a clássica titlebar gerada pelo server side decoration (SSD). O visual final é muito bonito e polido, seguindo os moldes do que a Apple vem fazendo no MacOS.

Contudo, no KDE Plasma essa funcionalidade fica muito mal integrada. O KWin não atua nesses aplicativos e o resultado é uma inconsistência visual no desktop, o que é suficiente para me gerar uma crise de TOC. Por sorte, é possível desabilitar o CSD dos apps GTK3 graças ao pacote gtk3-nocsd.

Olha a diferença que faz. Na imagem abaixo temos o gnome-calendar padrão. gnome-calendar com CSD

E essa outra imagem é o mesmo gnome-calendar mas com o CSD desabilitado. gnome-calendar sem CSD

Perceba que a janela do app com CSD não possui sombras e ainda têm as bordas quadradas. Além disso ele não responde às animações do KWin e nem possui bordas. Já o app sem o CSD, que é gerenciado pelo KWin, apresenta essas funcionalidades.

Como instalar

No Ubuntu e Debian, o pacote está disponível nos repositórios oficiais. Basta instalar e ele já passa a funcionar.

$ sudo apt install gtk3-nocsd

Ou você pode baixar diretamente no Github do desenvolvedor: gtk3-nocsd

Nesse artigo não quero entrar muito no merito se as CSDs são boas ou ruins. Existe uma discussão muito acalorada sobre isso. Será assunto para uma próxima postagem. Até!