Materiais para aprender inglês sozinho

Pagina em construção

Como essa página provavelmente vai ficar bem extensa, coloquei abaixo um sumário dos conteúdos para que você possa pular diretamente para o tópico que te interessa.

Curso da BBC Learning English

https://www.bbc.co.uk/learningenglish/english/course

Esse curso é muito rico e muito completo. Você vai encontar explicações de gramática, leituras ricas em vocabulário, áudios e vídeos para treinar o listening, e exercícios interativos para testar o aprendizado. O curso também tem um tom bem informal uma vez que os apresentadores são divertidos e bem humorados.

Curso da VOA Learning English

https://learningenglish.voanews.com/

Esse eu estou citando aqui mas nunca cheguei a usar, então não sei se é bom. Como eu já estava fazendo o da BBC, não vi necessidade de mudar. Mas está aí pra quem quiser testar.

Livros

No momento estou usando a gramática “English Grammar in use”. Acho ela muito boa e concisa, e o mais importante: REPLETA de exercícios, TODOS com RESPOSTAS. Pra quem está aprendendo uma língua sozinho é importantíssimo ter exercícios com respostas e boas explicações.

Entretanto, essa gramática é voltada para estudantes intermediátios. Existe uma versão dela para iniciantes mas eu nunca cheguei a olhar; a “Essential English Grammar”.

Aplicativos

Duolingo

O aplicativo do Duolingo é muito legal. Ele transforma o aprendizado dos idiomas num joguinho em que você pode até mesmo competir com outras pessoas. Me surpreendi quando vi que o app até ensina conceitos de gramática.

Na minha opinião, o Duolingo é muito bom para iniciantes. Ele ajuda quem está começando a construir um vocabulário (algo em torno de mil palavras) de forma bem natural e paulatina. O duolingo também ajuda muito você a começar a entender como formar frases e a estruturação da gramática. Além disso, ensina bastante a pronuncia e o listening.

O mais legal do Duolingo é que você não precisa pagar para ter acesso aos cursos completos. A assinatura Plus é mais pra quem não quer ficar vendo propagandas. O conteúdo apresentado pra quem paga e pra quem não paga é o mesmo.

* * *

Críticas 🔎,
sugestões 📜,
observações 💡?

Como o site não possui sessão de comentários você pode mandar um email para filipe@mosquildo.com.br 📬 me dizendo o que achou do artigo que ficarei bastante feliz em responder:

Olá! Eu sou Filipe Mosca. Sou acadêmico de medicina e tenho um profundo interesse em ler e escrever sobre medicina em geral, desde a ciência até temas filosóficos e humanitários.

Inscreva-se Twitter