Como aprender grego antigo sozinho

Pagina em construção

Sem dúvidas esse foi o meu novo hobby mais aleatório de 2020. Foi uma das coisas boas que me permiti usando menos as redes sociais no final do ano passado.

Do nada eu comecei a desenvolver um grande interesse por aprender novas línguas. Há alguns meses eu já estava me preparando e adquirindo material para começar a aprender alemão sozinho e a continuar praticando o inglês. Contudo, eis que o grego antigo surgiu na minha frente e eu me apaixonei.

É curioso porque eu não tenho absolutamente nenhuma razão ou necessidade para aprender grego; ainda mais grego antigo. Eu comecei a ler um pouco só por curiosidade, fui aprendendo o alfabeto e algumas palavras, até que… quando me dei conta já estava lendo parágrafos de textos em grego. E estava genuinamente me divertindo.

Se mais alguém também estiver manifestando interesse de aprender grego antigo, vou listar livros e materiais que achei interessante. É muito díficil achar recomendações desse tipo em português então vou compartilhar o que encontrei até o momento.

Adoro ficar lendo sobre recomendações de materiais didáticos. Antes de começar a de fato estudar eu passei dois dias quase que inteiros pesquisando por recomendações de livros e sites. Conheci algumas comunidades sobre o tema no Reddit e também alguns sites.

Vou editando essa lista ao longo do tempo.

Disclaimmer: eu NÃO sou academico da área de letras e nem sequer faço um curso de humanas. Sou apenas um estudante de saúde com hobbys muito peculiares. Então, não encare minhas recomendações e opiniões como verdades absolutas; não sou nenhum especialista.

Livros

Reading Greek by Joint association

Esse é o livro principal que estou usando para estudar. Ele é muito simples e bastante agradável de se ler. Os textos são muito interessantes e a gramática é introduzida de forma bastante paulatina, sem lhe arremessar muita informação de uma vez.

Livros Reading Greek

Já li vários comentários no Reddit dizendo que esse livro não é o melhor, contudo, dos que eu li até agora, sinceramente, esse foi o que achei mais divertido e agradável. Mesmo que ao fim do livro eu ainda precise complementar o meu conhecimento com uma gramática mais robusta, ainda prefiro assim. Acredito que a jornada de aprendizado precisa ser agradável e esse livro é muito agradável.

Também li esse artigo aqui do Fiverr Books (link) que me deu a garantia necessária de que esse livro é bom (mesmo que eu depois precise complementar com o Madrounere).

https://fivebooks.com/best-books/learning-ancient-greek-paul-mcmullen/

São basicamente três livros dessa coleção que vocês vão precisar para aprender grego antigo sozinho. Por felicidade, eu consegui acesso aos três. São eles:

  1. Reading Greek: Grammar and Exercises — o livro principal com as explicações gramaticais e exercícios; mas este livro é complementar ao de textos e vocabulário.
  2. Reading Greek: Text and Vocabulary — esse livro reune todos os textos e os vocabulários que serão abordados no livro de gramática (é complementar à gramática).
  3. Reading Greek: An Independent Study Guide — esse é o livro com as respostas dos exercícios e algumas observações interessantes; não sei se dá pra aprender a língua sem ele.

Athenaze

Pelo que li no Reddit esse costuma ser o livro mais recomendado; principalmente a edição Italiana que parece ter conteúdo exclusivo de altíssima qualidade (mas claro que pra mim não faz diferença pois nem falo italiano).

Athenaze

O curso do Athenaze é organizado em dois volumes. Eu comecei lendo ele ao mesmo tempo que lia o Reeding Greek para experimentar por conta própria qual eu gostaria mais. Após uma semana eu decidi deixar o Athenaze de lado e ficar focando no RG mesmo.

Para aprender sozinho você também vai precisar do Teachers book que contém as respostas dos exercícios e as traduções dos textos.

Sites

Esse site aqui de baixo é muito bom pra ver e praticar a pronúncia dos fonemas do grego ático. Vale a pena.

http://atticgreek.org/pronunc/pronunc_guide.html

Outros sites:

  1. Dicionário online LEXILOGOS (https://www.lexilogos.com/english/greek_ancient_dictionary.htm)
  2. Perseus (http://www.perseus.tufts.edu/hopper/)

* * *

Críticas 🔎,
sugestões 📜,
observações 💡?

Como o site não possui sessão de comentários você pode mandar um email para filipe@mosquildo.com.br 📬 me dizendo o que achou do artigo que ficarei bastante feliz em responder:

Olá! Eu sou Filipe Mosca. Sou acadêmico de medicina e tenho um profundo interesse em ler e escrever sobre medicina em geral, desde a ciência até temas filosóficos e humanitários.

Inscreva-se Twitter