Dá para reutilizar máscaras N95/PFF2 no surto de Coronavirus?

Medicina coronavirus covid-19 epi

Em tempos de pandemia pelo Novo Coronavirus, os equipamentos de EPI estão se tornando escassos. Muita gente se pergunta se dá pra reutilizar as mesmas máscaras/respiradores N95 por vários dias. Eu mesmo só tenho uma N95 aqui comigo e provavelmente vou precisar usá-la mais de uma vez (o hospital não disponibiliza esse tipo de máscara, apenas a cirúrgica). Então, resolvi fazer uma busca de artigos e recomendações técnicas sobre a viabilidade e segurança de reutilizar essas máscaras.

Sempre importante lembrar que não é recomendado o uso de respiradores N95 pela população geral. Esses equipamentos devem ser reservados apenas para uso por profissionais de saúde em situação de risco de exposição.

N95

Reutilização dos respiradores

A reutilização é definida como a prática de usar o mesmo respirador N95 em mais de uma ocasião, mas removendo-o a cada ocasião. O respirador é armazenado entre os encontros para ser colocado novamente antes do próximo encontro com um paciente.

De acordo com o CDC

O CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) é uma agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos. Esse órgão estabelece algumas normas e recomendações quanto ao uso de respiradores N95.

Para patógenos em que a transmissão ocorre por contato (por exemplo, fomites), o reuso não é uma preocupação, já sendo praticado há décadas, por exemplo, para prevenção da aquisição de tuberculose. O CDC recomenda que um respirador classificado como descartável possa ser reutilizado pelo mesmo trabalhador enquanto ele permanecer funcional e for usado de acordo com os procedimentos locais de controle de infecção.

Alguns serviços costumam limitar o número de vezes que um respirador desses pode ser reutilizado. Por exemplo, algo em torno de 7 dias, desde que o dispositivo não apresente nenhuma avaria. Contudo, não há um número exato de vezes que o respirador pode ser usado e que garanta segurança.

Isso era o que eu já vinha fazendo. Quando estagiei em um hospital de infectologia, o serviço parou de disponibilizar respiradores aos estudantes e eu tive que ficar comprando do meu próprio bolso. Comecei a reutilizar várias vezes o mesmo, afinal esses respiradores são bem carinhos.

Apesar de não haver estudos que indiquem a segurança na reutilização frente ao contágio pelo Novo Coronavirus, essa prática pode ser adotada frente ao risco iminente de escassez destes equipamentos.

Aumentar a vida útil dos respiradores

Aqui vou frisar algumas recomendações do CDC para aumentar a vida útil dessas máscaras e também aumentar a segurança da prevenção do contágio. O mais básico e fundamental a se fazer é tocar o mínimo possível na máscara, incluindo lavar sempre as mãos antes de manuseá-la.

Usar uma barreira mecânica para minimizar a quantidade de gotículas e sprays que entram em contato com o respirador também é uma boa prática. Por exemplo, o CDC recomendo o uso de máscaras cirúrgicas por cima dos respiradores, e trocá-las com certa frequência. As máscaras cirúrgicas vão barrar a maioria das gotículas de alcançar o respirador.

Recomendações para a reutilização dos respiradores N95/PFF2:

Riscos da reutilização de respiradores

O maior risco envolve a contaminação da superfície das máscaras. Um estudo demonstrou que enfermeiros tocam em média 25 vezes nos respiradores a cada plantão.1 E permanecer usando máscaras contaminadas pode ser um risco, permitindo a inoculação dos patógenos através das mucosas que deveriam estar sendo protegidas.

Referências

  1. Centers for Disease Control and Prevention (CDC). The National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH). Recommended Guidance for Extended Use and Limited Reuse of N95 Filtering Facepiece Respirators in Healthcare Settings. Acessado em 25 de Março de 2020.

Citações

  1. Rebmann, T., R. Carrico, and J. Wang: Physiologic and other effects and compliance with long-term respirator use among medical intensive care unit nurses. American Journal of Infection Control 41(12):1218-1223(2013). 

Comentários

Ei, diga alguma coisa! 😄





* O comentário será publicado após aprovação